Sáb, 18 de Abril de 2009 15:45
Bom venho aqui escrever um artigo. Espero que tenha alguma útilidade pra vocês.
Começando com que cada programa faz:
- Blender: Programa de modelagem poligonal (ou pelo menos é a principal funcionalidade dele).
- GIMP: Ou GNU Image Manipulation Program, traduzindo: Programa de manipulação de imagens GNU (O nome diz tudo).
- Inkspace: Programa de edição vetorial.
Mas como usar eles em conjunto?
Bom você deve estar pensando: Inkspace pra fazer Blueprints(ou vetorizar eles) e GIMP pra fazer texturas. Sim mas, isso vai alem. Como assim? Fácil veja essa imagem:
Ué parece uma simples engrenagem... Acontece que é uma simples engrenagem. Agora veja:
Mas o que o vetor está fazendo dentro do Blender?
Fácil. O Blender tem um script nativo (para acessar o script vá em file->import->â€Pathsâ€) que importa arquivos SVG e dentro do Blender podem ser usados como curvas. Ou também pode converter tais curvas em mesh e então:
Essa técnica é útil para arquitetura pois é muito mais simples usar um programa de edição vetorial para divisão de cômodos e entre outras coisas. Mas ainda podemos fazer mais uma coisa com esse vetor. Transformar ele em um Pincel para o GIMP.
Basta abrir a imagem do vetor e então pintar as áreas sólidas, as regras para isso são: O pincel deve ser salvo com a extensão .gbr e em modo de escala de cinza, quanto mais perto do branco o cinza é, menor é a opacidade daquela área pintada e os pincéis devem ser postos na pasta:
Windows: C:\Document and Settings\<nome do usuário>\.gimp-<versão do gimp> \ brushs\.
Linux: /home/<nome de usuário>/.gimp<versão do gimp>(essa pasta está oculta para visualizar ela você deve clicar com o botão direito->"mostrar áreas ocultas" ) /brushs/
Eu fiz a seguinte imagem com o brush que eu criei:
Parte 2:
Continuando com o artigo vocês vão precisar do plugin de normal map do GIMP que pode ser baixado aqui: http://nifelheim.dyndns.org/~cocidius/normalmap/ e deve ser colocado na pasta: C:\Document and Settings\<nome do usuário>\.gimp-<versão do gimp> \ plugins\ mas caso você tenha linux você pode baixar e instalar pelo Synaptic, depois de posto no lugar certo o plugin pode ser encontrado em:Filtros->Mapear->Normalmap
Bom vocês já devem ter sacado o que eu vou fazer. Vou criar um normalmap para ser usado no Blender, para quem não sabe Normal Maps são Mapas de Relevo, imagens que fazem buraquinhos ou imagens azuizinhas estranhas que fazem buraquinhos. Está ai um exemplo de um:
Que no Blender fica assim:
Mas ainda se podem criar outros mapas que são:
Spec maps: Controle de iluminação(preto área sem iluminação branco área completamente iluminada).
Bump Maps: São também mapas de relevo porém um pouco mais complexos que normal maps(preto buraco, branco liso).
Displacemant Map: Esses são diferentes pois eles deformam a malha realmente(preto buraco, branco liso).
Emmiter Maps: Mapas que controlam a emissão de luz de uma malha(preto sem iluminação, branco iluminação total).
Diffuse Maps: O mais usado de todos, são a cor da malha(a cor aparece na malha).
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